Novas Tecnologias no Ensino das Ciências Económico-Sociais

DocenteProfessor  Doutor Tomás Patrocínio

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Práticas e contextos de utilização educacional de TIC nas Ciências Sociais: contacto com práticas e contextos educacionais de utilização das TIC de forma adequada e pertinente no ensino das Ciências Sociais;
  • Estratégias de aprendizagem: leitura e pesquisa de textos sobre a utilização educacional de TIC, análise crítica de fontes de informação/documentação, escrita de documentos, trabalho de grupo e partilha da produção realizada com apresentação oral, exploração de programas informáticos e experimentação das suas funcionalidades.

 

FINALIDADES DA UNIDADE CURRICULAR

Pretende-se proporcionar ao mestrando (futuro professor):

  • Potencialidades e implicações das TIC para o processo de ensino-aprendizagem e avaliação das Ciências Económico-Sociais e para a cultura e as práticas profissionais não só do ponto de vista da facilitação e da potenciação dos processos de trabalho mas também do seu contributo para a realização pessoal e do “ser no nosso tempo”
  • Competências e saberes úteis do professor de Ciências Económico-Sociais no respeitante à utilização educacional das TIC, levando em conta a necessidade de atualização regular;
  • Planificação de actividades com TIC a integrar na prática profissional dentro e fora da sala de aula em consonância com as orientações curriculares, avaliando a pertinência, a adequação e as mais-valias da utilização dessas TIC;
  • Ferramentas de comunicação interpessoal e de reflexão sobre si próprio;
  • O reconhecimento de uma abordagem multidisciplinar e integrada em educação particularmente a integração das dimensões éticas da utilização educacional das TIC;
  • Uma atitude científica face às situações de educação e de formação com TIC geradora de reflexividade na ação.

 

MÉTODOS DE ENSINO

  • Seminários e Tutorias;
  • Metodologia pedagógica assente nos princípios de articulação entre teoria e prática e de "aprender fazendo", pelo que recorre a espaços de exposição e de debate e reflexão, quer com base nos contributos teóricos, quer com base na experiência pessoal, mas a disciplina será organizada alternando entre uma modalidade de oficina para programação de atividades pedagógicas e produção de materiais e uma modalidade de seminário para reflexão sobre as atividades pedagógicas com TIC. A participação do estudante é o fulcro do processo de aprendizagem;
  • Ao longo do semestre serão dedicadas horas de contacto presencial e online ao acompanhamento da realização dos trabalhos, apoiando os estudantes na planificação, execução e avaliação das atividades a realizar.

 

AVALIAÇÃO

Regime Geral: 

  • Organização de um portefólio individual:em suporte (tradicional ou, preferencialmente, em suporte digital) de testemunhos de aprendizagem, que inclui textos reflexivos sobre o percurso de aprendizagem e uma reflexão final acerca do percurso realizado (6 a 10 páginas) (80%);
  • Participação do estudante: assiduidade, participação espontânea e prestação em momentos estruturados – apresentação de trabalhos em plenário, acompanhamento formal do processo de aprendizagem (20%); 
 

 

TRABALHOS E APRESENTAÇÕES

 

Stiglitz.pdf (457797) - PowerPoint sobre o economista Stiglitz 

youtu.be/mUGGcf_4rBQ - Excerto do discurso de Stiglitz aquando do Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel

 

GUIÃO DE EXPLORAÇÃO DO POWERPOINT STIGLITZ.pdf (200025)

 

prezi.com/fuadgsijv1pz/a-globalizacao/ - Prezi sobre o fenómeno da Globalização

 

 youtu.be/_2Cx5vHUwck - Vídeo sobre a Inflação

 

REFLEXÃO FINAL TIC.pdf (819748)