Educação para a Saúde

Docente: Professora Doutora Isabel Chagas

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Módulo 1.Educação para a Saúde (EpS)
  • Conceitos básicos
  • - saúde; promoção da saúde; escola promotora da saúde
  • - fatores determinantes da saúde (hereditariedade, ambiente em que vivemos, comportamento/estilos
    de vida, serviços de saúde disponíveis)
    - rede europeia de escolas promotoras da saúde (valores nucleares: equidade, sustentabilidade, inclusão,
    empowerment e competência de acção, democracia)
  • Módulo 2.Educação para a sustentabilidade como dimensão fundamental da EpS
    - EpSustentatibilidade: conceitos, princípios e finalidades – implicações nas práticas escolares
    - Relevância dos contextos não formais e informais na promoção da EpSustentabilidade

 

FINALIDADES DA UNIDADE CURRICULAR

Pretende-se proporcionar ao mestrando (futuro professor) a:

  • Compreensão de conceitos e princípios fundamentais em Educação para a Saúde (EpS)
  • Análise as disposições curriculares nacionais relativamente a esta área transversal
  • Adquisição de conhecimentos acerca da política de saúde na escola em Portugal e noutros países europeus
  • Discussão dos contributos da EpS na motivação e compreensão do papel de cada um na criação de um ambiente saudável na escola e na vida
  • Aplicação de metodologias de ensino-aprendizagem adequadas ao estudo de temas em EpS
  • Análise critica das condições de promoção da saúde nas instituições escolares

 

MÉTODOS DE ENSINO

Esta UC funciona na modalidade e-learning com 3 sessões presenciais: no início, no fim do primeiro módulo, no fim do terceiro módulo e segue como metodologia de ensino-aprendizagem a aprendizagem por problemas (APP). Durante as sessões constam momentos de diferente natureza, planeados de forma a promover no participante, a pesquisa, a análise e a reflexão sobre tópicos e questões relacionados com a temática em estudo: resolução de situações-problema, pesquisa em fontes diversificadas, participação em fóruns de discussão, leitura de documentos, escrita de ensaios curtos, realização de tarefas centradas no contexto escolar, interação e partilha entre todos os participantes.

 

AVALIAÇÃO

Regime Geral: 

  • Trabalho de grupo que consiste na apresentação de 3 relatórios respeitantes à resolução de cada uma das 3 situações-problema (uma por cada módulo) (60%)
  • Trabalho individual que inclui: a) a realização de um relatório reflexivo sobre a experiência e as aprendizagens realizadas na resolução das três situações problema respeitantes aos três módulos estruturantes desta UC (30%);

  • Observação direta: assiduidade e participação nas atividades da aula (10%).