Didática da Economia

Docente: Maria João Pais

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Didática da economia: investigações actuais no ensino e aprendizagem da ciência económica;
  • O ensino-aprendizagem da ciência económica: planificação de unidades didáticas de aulas e outras atividades de ensino-aprendizagem. Reflexão sobre situações diversificadas da aprendizagem;
  • Avaliação das aprendizagens: finalidades, modalidades e instrumentos de avaliação.

 

FINALIDADES DA UNIDADE CURRICULAR

Pretende-se proporcionar ao mestrando (futuro professor):

  • Conhecimentos, informados pela investigação educacional e pela experiência profissional, no campo da didática da economia;
  • Oportunidades de reflexão sobre a prática pedagógica;
  • Aplicação dos conhecimentos a situações de ensino-aprendizagem, de acordo com o currículo do programa e programas do ensino secundário;
  • Capacidade de organização, planificação, execução, avaliação intervenção e análise crítica.

MÉTODOS DE ENSINO

  • Pesquisa, análise e discussão de textos, temas e artigos;
  • Reflexão crítica sobre a prática profissional;
  • Realização de trabalhos;
  • Elaboração de instrumentos e materiais didáticos;
  • Simulação de situações de ensino-aprendizagem;
  • Avaliação dos processos desenvolvidos.

 

AVALIAÇÃO

Regime Geral: 

  • Trabalho individual: escrito em que será feito uma planificação de uma unidade didática e do respetivo teste de avaliação sumativo, a planificação de uma aula, bem como a apresentação da justificação da fundamentação da estratégia e dos recursos de ensino-aprendizagem seleccionados para essa aula. Posteriormente, deverá ser apresentada a simulação da aula planificada (50%) ;
  • Apresentação oral: simulação da aula planificada (20%);

  • Observação direta: participação nas actividades da aula (30%).