Didática da Contabilidade

Docente: António Carmo

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Didática da contabilidade e administração: conteúdos, objetivos, competências, métodos e técnicas, recursos didáticos e avaliação;
  • O ensino-aprendizagem da contabilidade e administração: planificação de unidades didáticas de aulas e outras atividades de ensino-aprendizagem. Elaboração de material didático e construção de instrumentos de avaliação;
  • Avaliação de situações diversificadas do ensino-aprendizagem da contabilidade. 

 

FINALIDADES DA UNIDADE CURRICULAR

Pretende-se proporcionar ao mestrando (futuro professor):

  • Conhecimentos, informados pela investigação educacional e pela experiência profissional, no campo da didática da contabilidade e admnistração;
  • Oportunidades de reflexão sobre a prática pedagógica;
  • Aplicação dos conhecimentos a situações de ensino-aprendizagem, de acordo com o currículo e programas do ensino secundário;
  • Desenvolvimento de competências de organização, planificação, execução, avaliação e análise crítica.

MÉTODOS DE ENSINO

  • Pesquisa, análise e discussão de textos, temas e artigos;
  • Reflexão crítica sobre a prática profissional;
  • Realização de trabalhos;
  • Elaboração de instrumentos e materiais didáticos;
  • Simulação de situações de ensino-aprendizagem;
  • Avaliação dos processos desenvolvidos.

 

AVALIAÇÃO

Regime Geral: 

  • Trabalho individual: escrito em que será feito uma planificação de uma unidade didática e do respectivo teste de avaliação sumativo, a planificação de uma aula, bem como a apresentação da justificação da fundamentação da estratégia e dos recursos de ensino-aprendizagem seleccionados para essa aula. Posteriormente, deverá ser apresentada a simulação da aula planificada (60%);
  • Trabalho de grupo: Planificação de uma visista de estudo (30%);
  • Observação direta: participação nas actividades da aula (10%).