Currículo e Avaliação
Docente: Joana Mata-Pereira
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- O curriculo no sistema educativo português;
- Desenvolvimento curricular: conceito, contextos e níveis de decisão curricular, o papel do professor e o desenvolvimento de estratégias de ensino;
- A avaliação no processo de ensino-aprendizagem.
FINALIDADES DA UNIDADE CURRICULAR
Pretende-se proporcionar ao mestrando (futuro professor):
- A aquisição de conceitos fundamentais ao nível do curriculo e da avaliação;
- A identificação e compreensão da influência da organização curricular na acção docente;
- Uma perspectiva da acção docente como acção especializada em gestão curricular;
- A Compreensão do modo como as práticas curriculares determinam a forma de avaliação;
- A análise das implicações ao nível do ensino e da avaliação de um curriculo orientado para o desenvolvimento de competencias;
- Uma perspectiva da docência como um processo de formação ao longo da vida.
MÉTODOS DE ENSINO
- Aulas teórico-práticas, estruturadas e dinamizads com base em actividades inseridas na lógica de transmissão do saber constituido
- Atividades sob a forma de debate, comentário e discussão de texto e outros documentos;
- Apresentação oral de trabalhos de análise;
- Síntese teórica de informação, elaboradas pelos alunos, individualmente ou em grupo.
AVALIAÇÃO
Regime Geral:
- Participação contÍnua nas actividades realizadas em aulas ao longo do semestre (10%);
- Trabalho individual escrito em aula sob a forma de análise e síntese de um texto, 2-3 páginas A4 (20%);
- Trabalho de grupo de desenvolvimento de um tema sobre um conteúdo programático (30%)
- Trabalho individual edscrito sob a forma de síntese de reflexão individual que evidencie os contributos para o processo de ensino-aprendizagem das temáticas abordadas nas três àreas dos conteúdos programáticos, com base numa revisão critica da literatura, 4-6 páginas A4 (40%).