Currículo e Avaliação

Docente: Joana Mata-Pereira

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • O curriculo no sistema educativo português;
  • Desenvolvimento curricular: conceito, contextos e níveis de decisão curricular, o papel do professor e o desenvolvimento de estratégias de ensino;
  • A avaliação no processo de ensino-aprendizagem.

 

FINALIDADES DA UNIDADE CURRICULAR

Pretende-se proporcionar ao mestrando (futuro professor):

  • A aquisição de conceitos fundamentais ao nível do curriculo e da avaliação;
  • A identificação e compreensão da influência da organização curricular na acção docente;
  • Uma perspectiva da acção docente como acção especializada em gestão curricular;
  • A Compreensão do modo como as práticas curriculares determinam a forma de avaliação;
  • A análise das implicações ao nível do ensino e da avaliação de um curriculo orientado para o desenvolvimento de competencias;
  • Uma perspectiva da docência como um processo de formação ao longo da vida.

 

MÉTODOS DE ENSINO

  • Aulas teórico-práticas, estruturadas e dinamizads com base em actividades inseridas na lógica de transmissão do saber constituido
  • Atividades sob a forma de debate, comentário e discussão de texto e outros documentos;
  • Apresentação oral de trabalhos de análise; 
  • Síntese teórica de informação, elaboradas pelos alunos, individualmente ou em grupo.

 

AVALIAÇÃO

Regime Geral: 

  • Participação contÍnua nas actividades realizadas em aulas ao longo do semestre (10%);
  • Trabalho individual escrito em aula sob a forma de análise e síntese de um texto, 2-3 páginas A4 (20%);
  • Trabalho de grupo de desenvolvimento de um tema sobre um conteúdo programático (30%)
  • Trabalho individual edscrito sob a forma de síntese de reflexão individual que evidencie os contributos para o processo de ensino-aprendizagem das temáticas abordadas nas três àreas dos conteúdos programáticos, com base numa revisão critica da literatura, 4-6 páginas A4 (40%).