Processo Educativo: Desenvolvimento e Aprendizagem

Docente: Professor Doutor Feliciano Veiga

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • O comportamento do aluno e os seus estádios de desenvolvimento;
  • Piaget e Selman;
  • O ato educativo sob a perspetiva de Haargreaves;
  • A (in)disciplina em sala de aula;
  • A metacognição  e a auto-regulação.

 

FINALIDADES DA UNIDADE CURRICULAR

Pretende-se proporcionar ao mestrando (futuro professor):

  • O conhecimento dos diversos estádios de desenvolvimento da criança, enquanto futuro aluno, bem como os estádios de desenvolvimento e de comportamento adequado dentro da sala de aula;
  • As diferentes perspectivas assumidas por diferentes autores e a importância das mesmas para a compreensão de determinados comportamentos dos alunos consoante o ano de escolaridade em que se encontram;
  • Conhecimento do acto educativo na perspectiva de Haargreaves, acto fundamental para uma melhor compreensão das temáticas envolvidas;
  • A possibilidade de contactar com outras formas de educar que não as tradicionais, de gerir situações de indisciplina dentro da sala de aula e de tornar as salas de aulas como um lugar apetecível para todo o processo de ensino-aprendizagem.

 

MÉTODOS DE ENSINO

  • Consulta, análise e debate de textos; 
  • Discussão de ideias-chave relativamente a cada temática;
  • Análise em grupo e posterior reflexão durante cada aula;
  • Análise da perspetiva dos diferentes autores e exploração das mesmas segundo um ponto de vista crítico;
  • Problematização de situações exemplo e exploração das mesmas através da apresentação em sala de aula, individual e/ou em grupo.

 

AVALIAÇÃO

Regime Geral: 

  • Trabalho individual: preparação de uma apresentação oral com recurso a diapositivos ou datashow sobre uma das temáticas do âmbito do programa da disciplina (40%);
  • Trabalho de grupo: problematização de uma situação-exemplo de indisciplina em sala de aula e apresentação de possiveis soluções para a sua resolução (40%);
  • Participação nas aulas: frequência e pertinência, qualidade na apresentação dos textos e trabalhos, capacidade de argumentação e promoção da discussão (20%);