Iniciação à Prática Profissional I

Docente: Professora Doutora Ana Paula Curado 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • O aluno e as aprendizagens;
  • O que condiciona as aprendizagens dos alunos;
  • Que questões para reflexão sugerem a análise da relação aluno-aprendizagem

 

FINALIDADES DA UNIDADE CURRICULAR

Pretende-se proporcionar ao mestrando (futuro professor):

  • O contacto direto com a escola, oferecendo-lhe a oportunidade para analisar, reflectir, questionar e intervir em situações escolares, numa perspetiva profissional;
  • O primeiro momento desse contacto, centrando-se em questões relacionadas com as aprendizagens dos alunos em sala de aula, perspetivados em termos de desenvolvimento de conceitos e de processos reconhecidos como fulcrais no âmbito da sua àrea de docência;
  • A identificação de fatores que podem condicionar as aprendizagens dos alunos, reconhecendo os conceitos e processos que são valorizados a nível curricular;
  • A possibilidade de um primeiro levantamento sobre o ambiente fisico e social da escola e sobre o contacto dos alunos com os professores no sentido de se obter dados sobre a natureza do trabalho realizado pelos alunos, a forma como aprendem e as dificuldades que revelam ter.

 

MÉTODOS DE ENSINO

  • Consulta, análise e debate de textos; 
  • Discussão de ideias-chave relativamente a cada temática;
  • Trabalho de campo em escolas secundárias;
  • Análise documental, realização de entrevistas e observação de aulas;
  • Apresentação e debate de relatos do trabalho de campo.

 

AVALIAÇÃO

Regime Geral: 

  • Participação nas aulas: frequência e pertinência, qualidade na apresentação dos textos e trabalhos, capacidade de argumentação e promoção da discussão (50%);
  • Trabalho de grupo 1: o que dizem os curriculos e programas quanto a conceitos e processos de aprendizagem (15%);
  • Trabalho de grupo 2: o que condiciona a aprendizagem nos alunos (35%).