Educação e Formação de Adultos

Docente: Paula Guimarães


 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Conceitos: educação de adultos, educação e formação de adultos, educação, formação, aprendizagem e adulto;
  • Modalidades educativas: educação formal, educação não formal e educação informal – fronteiras e intersecções;
  • Novos e velhos consensos educativos: educação permanente e aprendizagem ao longo da vida; educação/formação e capital humano; pedagogismo social e a crença de que a educação “faz tudo”; a escola como promessa e a escola como incerteza;
  • Problemáticas e problemas contemporâneos na educação de adultos: aprender pela experiência - legitimidade epistemológica dos saberes da acção; propostas pedagógicas inovadoras – as ofertas Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e Cursos de Educação e Formação de Adultos.

 

FINALIDADES DA UNIDADE CURRICULAR

Pretende-se proporcionar ao mestrando (futuro professor):

Analisar os conceitos de educação de adultos, educação e formação de adultos, educação, formação, aprendizagem e adulto;

Conhecer diferentes modalidades educativas (formal, não formal e informal) e as relações entre as mesmas;

Problematizar novos e velhos consensos educativos: educação permanente e aprendizagem ao longo da vida; educação/formação e capital humano; pedagogismo social e a crença de que a educação “faz tudo”; a escola como promessa;

Debater problemáticas e problemas contemporâneos da educação de adultos.

 

MÉTODOS DE ENSINO

  • As aulas incluem um tempo de exposição e discussão teórica sobre um ou vários conteúdos temáticos específicos e um outro tempo destinado à análise e discussão de textos pelos alunos, textos de leitura e estudo obrigatórios que serão objecto de apresentação/debate nas aulas.
  •  Paralelamente, as aulas integram momentos de elucidação de dúvidas e preparação de trabalhos aefectuar pelos alunos.

AVALIAÇÃO

Regime Geral: 

  • Avaliação contínua: A avaliação contínua terá como base a apresentação/discussão dos textos de leitura obrigatória nas aulas (50%);
  • Trbalaho individual: trabalho individual de análise de uma problemática de educação de adultos (50%):