Educação e Formação de Adultos
Docente: Paula Guimarães
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Conceitos: educação de adultos, educação e formação de adultos, educação, formação, aprendizagem e adulto;
- Modalidades educativas: educação formal, educação não formal e educação informal – fronteiras e intersecções;
- Novos e velhos consensos educativos: educação permanente e aprendizagem ao longo da vida; educação/formação e capital humano; pedagogismo social e a crença de que a educação “faz tudo”; a escola como promessa e a escola como incerteza;
- Problemáticas e problemas contemporâneos na educação de adultos: aprender pela experiência - legitimidade epistemológica dos saberes da acção; propostas pedagógicas inovadoras – as ofertas Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e Cursos de Educação e Formação de Adultos.
FINALIDADES DA UNIDADE CURRICULAR
Pretende-se proporcionar ao mestrando (futuro professor):
Analisar os conceitos de educação de adultos, educação e formação de adultos, educação, formação, aprendizagem e adulto;
Conhecer diferentes modalidades educativas (formal, não formal e informal) e as relações entre as mesmas;
Problematizar novos e velhos consensos educativos: educação permanente e aprendizagem ao longo da vida; educação/formação e capital humano; pedagogismo social e a crença de que a educação “faz tudo”; a escola como promessa;
Debater problemáticas e problemas contemporâneos da educação de adultos.
MÉTODOS DE ENSINO
- As aulas incluem um tempo de exposição e discussão teórica sobre um ou vários conteúdos temáticos específicos e um outro tempo destinado à análise e discussão de textos pelos alunos, textos de leitura e estudo obrigatórios que serão objecto de apresentação/debate nas aulas.
- Paralelamente, as aulas integram momentos de elucidação de dúvidas e preparação de trabalhos aefectuar pelos alunos.
AVALIAÇÃO
Regime Geral:
- Avaliação contínua: A avaliação contínua terá como base a apresentação/discussão dos textos de leitura obrigatória nas aulas (50%);
- Trbalaho individual: trabalho individual de análise de uma problemática de educação de adultos (50%):